domingo, 23 de outubro de 2016

Apresentação


A Gestão Democrática é uma conquista histórica da comunidade escolar do Distrito Federal, resultado da luta dos professores após tantos embates ao longo das últimas três décadas. Ainda hoje, por uma tradição autoritária presente na cultura brasileira, dada a formação de nossa sociedade, o constrangimento do debate político-pedagógico é a regra, não a exceção. Nós, portanto, trabalhamos pela exceção.
A escola cumpre a função de integrar os jovens à sociedade, por meio do aprendizado, qualificação para o trabalho, acesso à cultura e exercício da cidadania. Entendemos que damos o exemplo aos nossos alunos e honramos nossa função de professores quando encampamos o debate sobre as questões palpitantes da nossa comunidade escolar. É indissociável o pedagógico do político. Não se pode considerar desvinculadas nossa postura diante da vida da forma que estabelecemos a relação de ensino e aprendizagem com nossos alunos. Nosso compromisso é com uma relação pedagógica fundada num contrato que legitima nossa atuação — não a partir do medo e da coação, de uma autoridade “natural” — mas, de um livre-entendimento entre as partes, tendo claro que a educação é um processo dialógico, e o aprendizado, contínuo, tanto para o aluno quanto para o professor. 
Nós, professora Semira Castro Almeida, licenciada em Letras-Português pela Universidade de Brasília, há 19 anos na Secretaria de Educação do Distrito Federal, há 6 anos lotada no Centro de Ensino Fundamental 14 de Ceilândia, coordenadora pedagógica em 2013, 2014 e 2015, em regência de classe nas turmas de 6ºs anos em 2016; e professor Antônio Hamilcar Rodrigues, licenciado em Geografia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, com 21 anos de magistério, sendo 6 anos de experiência em  escolas públicas e particulares do Rio Grande do Norte e há 15 anos na Secretaria de Educação do Distrito Federal, lotado há 7 anos no CEF 14 e atualmente em regência de classe nos 8°s anos; nos colocamos à disposição para o debate, abertos à contribuições e críticas de nossa comunidade escolar.  Apresentamos nossas propostas com relação aos aspectos pedagógicos, administrativos e financeiros e, a seguir, em anexo, contribuição dos professores Daniel e Jucá para a biblioteca.

Compreendemos que é necessário discutir a nossa escola. Mais que isso, compreendemos que outro CEF 14 é possível...

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