domingo, 23 de outubro de 2016

Por que um outro CEF 14 é necessário?


Pois, sob o escopo da aprendizagem dos alunos e da qualidade do ambiente de trabalho, consideramos insustentáveis as atuais condições em que se encontra nossa escola nos aspectos:
- Estruturais, como 1) as salas sem conforto térmico, com piso degradado, com luminosidade natural prejudicada devido a uma pintura mal planejada das janelas e sem nenhum equipamento tecnológico para o desenvolvimento de atividades pedagógicas diferenciadas; 2) banheiros que não contemplam a quantidade de alunos, com paredes e pisos degradados, com vasos sem assento e portas sem trancas, sendo uma reclamação recorrente dos alunos; 3) corredores com piso degradado, com muitos buracos, canteiros quebrados; 4) a quadra esportiva, ainda que reformada, não atende satisfatoriamente às necessidades do trabalho dos professores de educação física nem mesmo aos projetos, como os jogos interclasses; 5) dependências do bloco administrativo faltando cadeiras, com móveis quebrados, sem conforto térmico e com espaço inadequado.
- Pedagógicos, reconhecendo a competência e a disposição de nosso grupo docente, consideramos que 1) aderimos inadequadamente à concepção pedagógica do 3º Ciclo, sem o devido debate e esclarecimento por parte dos professores, sem o aprofundamento no estudo e na formação continuada, principalmente, ao longo de 2016; 2) a coordenação como espaço de avaliação e discussão dos projetos da escola vem sendo desqualificada; falta o plano de ação da coordenação; 3) é ausente o planejamento do currículo da escola e acompanhamento do planejamento dos professores; 4) as ações da biblioteca estão  desvinculadas do planejamento dos professores; 5) Sala de Recursos sem suporte material; 6) a escola integral, ainda que funcione a partir da disposição pessoal de alguns professores que executam projetos louváveis, como a horta e o secador solar, carece de integração de fato com o planejamento pedagógico dos professores; 7) o conselho de classe deve ser participativo, com o objetivo de identificar, analisar e propor elementos e ações para serem articuladas pela e na escola. 8) A maneira de encaminhar as ocorrências disciplinares carece de eficiência e vem banalizando as sanções do Regimento Escolar;
- Administrativos, como 1) o desaparecimento de documentos dos professores (atestados, formulários, etc.), a falta da folha de ponto de alguns períodos, a descontinuidade da avaliação de estágio probatório, principalmente, relativo ao período de 2014-2014; 2) várias mudanças no horário das aulas ao longo do semestre; 3) a circulação de pessoas estranhas pela escola; 4) pessoas sem vínculo efetivo com a Secretaria de Educação com acesso ao computador contendo documentos importantes da escola; 5) ausência da publicidade do cardápio da merenda, instrumento de fiscalização e transparência; 6) ameaças de processos e assédio moral aos servidores por parte de membro da gestão; 7) patrimônio desfalcado, com alegados furtos e sem a apresentação de ocorrência policial; 8) equívoco na modulação, acarretando em prejuízos para as turmas especiais e para a organização dos professores; 8) falhas na comunicação com a comunidade em geral.
- Financeiros, como 1) o bloqueio das verbas da escola durante dois anos devido ao desmantelamento do caixa escolar; 2) ausência de prestação de contas até o ano de 2015; 3) a desqualificação dos colegiados de controle democrático previstos na lei de gestão, sob a forma de reuniões esvaziadas, sem participação dos segmentos de alunos/pais, mães e responsáveis, o que ocasionou a utilização questionável dos recursos financeiros recebidos pela escola no período de 2009 a 2014;
- Recursos humanos, como 1) o elevado número de atestados médicos e pedidos de remanejamento de ofício devido ao contexto de relações laborais da escola; 2) o mesmo que desestimula à participação no debate do projeto político-pedagógico e das questões latentes da escola.

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